quinta-feira, 19 de maio de 2011

Amamentação: as delícias e as dificuldades


Muitas coisas na vida a gente define com o antes e/ou depois de ser mãe!
Antes de ser mãe não tinha nem noção do que era amamentar. Me encantava a possibilidade de poder dar alimento pro bebê.
Fui mãe aos 21 e muita coisa mudou com essa experiência.

Aninha chegou com fome! Ainda na sala de recuperação, anestesiada, coloquei minha pequena no peito.
Aninha sugava com força, ainda só com o colostro tive minha primeira sensação (maravilhosa) do que é poder amamentar.


Minha primeira dificuldade com a amamentação chegou junto com a delícia de amamentar.
Logo nos primeiros dias, ainda no hospital, o "bico rachou" (rs).


Sabe aquela história de Vó:
"Coloca casca de banana, mamão, pomada de não sei o que, óleo pra não sei o que lá, bucha vegetal...." Pois é! Tentei de tudo e nada, nadica!
Fui ao médico e pela primeira vez escutei a palavra "mastite". Só sei que dói! DÓI MUITO!

Colocava uma fralda na boca, mordiiiiiiiiia e aguentava firme!
Amamentei minha primeira filha por 1 ano e 3 meses.
Colocava ela no peito, segurando meu dedinho, de olhos abertos ela mamava....tranquilamente!
6 meses de amamentação exclusiva. Muitas lembranças....saudades.

Depois de 4 anos ganhamos o Felipe.
Como é diferente amamentar menina e menino.
Ele mamava rápido, só que mais vezes.

Lembram da Mastite!? Ela veio de brinde ;) risos...
Lá vai eu pegar a fraldinha, minha amiga das madrugadas....rs....Mordia a bendita fralda por uns 2 quase 3 meses até sarar. Depois desfrutava da amamentação sem dor.

Felipe mamava sempre de olhinhos fechados. O peito era um calmante. Era colocar o Fefê para mamar e ele já fechava os olhinhos, pegava no meu cabelo ou as vezes segurava no peito para garantir que eu não iria sair (srs). Não mesmo! Ficava horas sentada. Entre amamentar, fazer o bb arrotar e trocar a fraldinha o Fefê já queria mamar outra vez.
E lá eu estava, com meu bebezinho no colo. Rostinho angelical, carinhos, toques e aquele leitinho escorrendo pelo cantinho da boca, a barriguinha estufadinha, a carinha de satisfeito e uma sensação maravilhosa de ternura.


Tanto da Ana quanto do Felipe eu consegui tirar um ano de "férias", sem trabalhar fora, só curtindo.
Foi ótimo!

Amamentei o Felipe  1 ano e 4 meses, quando descobri que estava grávida da Sara! ;)

(isso é história para outro post, mas conto que a gestação da Sara foi planejada, rs)

Sarinha nasceu e a sensação de aproveitar a amamentação até o último momento, veio junto!
Já estávamos decididos que a Sara seria nossa última filha, seria minha última experiência de amamentar e, acreditem, já sofria por isso!!!!!
Parece loucura. E é....risos....Afinal, cada um tem a sua, né não!?

APROVEITEI MESMO!
Não negava, curtia, desfrutava.

Com 3 meses voltei a trabalhar e levei a Sara junto.
Ela ia comigo, na minha sala tinha bercinho, carrinho e tudo mais.
Ela mamava e dormia a tarde toda.

Pela manhã eu ficava em casa, com os 03 e no período da tarde eu e Sarinha estávamos na empresa.
Ela ficou comigo até os 11 meses.
Entrou na escola alguns dias antes de fazer 1 aninho e eu amamentei por 1 ano e 3 meses, amando, curtindo muito a cada mamada! srs

Sim! Tive Mastite por 3 vezes.
Dói muito, muito mesmo. Mas passa.
1 ano e 3 meses foi a média de tempo que estive amamentando cada filho. Não me arrependo!
Revejo as fotos, revivo o momento.
AMO a fase de amamentar. É maravilhoso e passo essa experiência para as amigas e todos que estão por perto.
Só coisa boa: Ajuda o útero da mamãe a contrair e voltar ao seu tamanho natural, ajuda a saúde e formação do bb, cria um vínculo sensacional entre mãe e filho.
Por isso que na minha opinião tem hora certa de parar, para esse vínculo não se tornar dependência emocional. (mas isso é outra história, rs)

Preparando este post, lendo os blogs que estão participando e vendo as fotos e vídeos do Mamaço me deu muita saudades.

Para vocês que estão vivendo esta fase maravilhosa: CURTAM MUITO! Desfrutem de cada momento.
O bb cresce rápido, logo estará na canequinha e leite com Toddy, então aproveitem!

Beijos e cheiros

um agradecimento especial para Ananda do Blog Projeto de Mãe, que sugeriu a blogagem coletiva.


[Na foto é o Felipe com 3 meses e 1/2 no seu momento de glória...rs]

4 comentários:

  1. Deve ser maravilhoso conseguir amamentar 3 filhos, ainda mais por tanto tempo cada um! Parabéns pela linda história!

    Beijos, Ananda.

    http://projetodemae.wordpress.com

    ResponderEliminar
  2. Dri, linda historia eu so tive dificuldade no meu primeiro o Edu, ja com a Amanda foi incrivel, menina é mais calminha, boquinha delicada e mamava com trankilidade, momentos inesqueciveis tanto de um qto do outro, tenho sdss.

    bjs, Faby

    ResponderEliminar
  3. Oi Ananda,
    é verdade Mto bom mesmo.
    Obrigada pela visita!
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Oi Faby,
    Que delícia, né! Pra mim foi diferente tb de um para o outro. Mas todos uma delícia, muito bom mesmo.
    Bjo pra vc e pras crianças.
    Volte sempre aqui ;) srs

    ResponderEliminar

Fala que te escuto! E respondo aqui. ;)