sábado, 2 de abril de 2011

Consumo. Consciente?

"Mamãe, trazer para a próxima aula:
1 garrafa Pet, de 2 L, vazia
2 potes, do tipo "danoninho" 
2 bolas de algodão"

Heim!?
Não tenho garrafa Pet em casa! Eu não compro Refri e hoje ninguém aqui comeu danoninho.
E agora????
Vamos ter que comprar a garrafa de Refri e comer os danoninhos, mesmo sem vontade :\

Pior é que o projeto era de "sustentabilidade"!
Forçar um consumo pra plantar um feijãozinho.....rotulando tudo isso de projeto sustentável! Pensar em toda a cadeia, em todos os impactos....nada!

O que me incomoda bastante é o apelo de  marcas, incentivando o consumo pelo "brinde", que na maioria das vezes vem com a frase: "+ 5 reais e leve pra casa"
Consciência?
Criançada eufórica pra ter o tal "brinde" e é a hora do "pai rico, pai pobre" passar alguns valores, aproveitar a chance pra falar sobre consumo e consciência, pensando em suas necessidades, no próximo, no bolso e no meio ambiente. 

É legal já passar a importância de doar.
Ganhou um brinquedo novo, doe um....novo também, pq não!?
"Dureza Braba" é quando a gente compra um sapato novo e a criança vira e fala:
-" Mãe, qual sapato NOVO você também vai dar"????
Criançada, entendam uma coisa: SAPATOS não entra na lista!!!!!! rs

Nosso equilíbrio em comprar, sapatos e qualquer outra coisa, é a melhor maneira de ensinar!
Lá se foi meu Sapato.......risos!

Estamos sempre aprendendo. É todo dia um novo conhecer, assim vamos crescendo como pessoa, mãe, mulher. E quero que este processo nunca termine, quero poder saber aprender com todos, tudo e a qualquer momento!! Tenho um loooongo caminho pela frente, já que pretendo ter vida longa (rs)

Segredinho da Dri para consumo consciente é: Equilíbrio!
Nem tanto pra lá nem pra cá....equilibre suas emoções, suas compras e faça ótimas escolhas.
Assim terá consumo, com consciência.

Bjo, valeu pela leitura.















6 comentários:

  1. Perfeita abordagem! Acho que na verdade o equilíbrio é a base de tudo na vida! Sinto orgulho em dizer que com 3 filhos NUNCA na vida passei por aquelas cenas deprimentes em que a criança chora e/ou se joga no chão diante de algum produto dizendo "eu querooooo!" Uó! Esse equilíbrio vem de casa, vem do berço!

    Bjkas!

    ResponderEliminar
  2. Oi mari!
    é verdade, tb não passei por isso. Acho que tb pq começamos desde cedo a colocar os limites. Eles crescem sabendo que algumas coisas não são permitidas.
    Obrigada pela visita.
    bjo

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Dri mais uma vez pelo texto, e desta vez bem escolhido, realmente todo nós mães e pais em gerais temos que ter um consumo consciente.

    ResponderEliminar
  4. Isso ái amiga, não é fácil, mas é a nossa "mãessão"(missão de mãe).rs
    Estou passando pela fase "consumista" com a minha galera,é tem sido uma luta diária contra tudo ao redor....
    Tudo que vc disse e mais um pouquinho, porque quando mais eles crescem mais vontade tem de consumir,e o mundo todo prega isso é TV,internet e infelismente o meio em que vivemos, igreja, escola etc.... e o nosso papel na vida deles é: ENSINA-LOS NO CAMINHO EM DEVE ANDAR, PRA QUANDO CRESCER TER "JUIZO"!!!!(tradução minha)rs
    Xiii um cometário que virou um post....
    bjks....

    ResponderEliminar
  5. oi Ana e Weide, que delícia ter vcs aqui.
    Fico feliz que tenham gostado.
    Bjão pra vcs
    Voltem sempre! srs

    ResponderEliminar
  6. Ótimo texto!!! Um abraço!

    Rodrigo Toledo

    ResponderEliminar

Fala que te escuto! E respondo aqui. ;)