domingo, 3 de junho de 2012

A culpa é da mãe!

Tá pensando que é só você que pode sofrer de Estress!? Seu filho também pode ser pego por ele.
Isto é bastante sério e causa um desgaste grande no físico e na mente,  depois leva bastante tempo pra voltar a energia do corpo como antes.


De acordo com o psiquiatra Edson Saggese, professor do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, “crianças podem ter reações físicas e mentais, associadas à ansiedade – que convencionou-se chamar de estresse. No entanto, o mesmo evento pode repercutir de maneira diferente em cada criança, de acordo com sua idade, capacidade de elaboração e a maneira como os pais conduziram a questão”. 


Tanto pras crianças quanto para adultos o estresse é muito relativo. Tudo depende de como você enxerga e encara as situações da vida. Um determinado fato pode ser comum para um e estressante para outro. Por isso nós, pais e mães, devemos observar e dialogar e passar tempo com nossos pequenos.
É importante a gente olhar pra nós, como tutores, pra ver se a causa do estresse está sendo nós mesmas.


Geralmente a culpa é da mãe!


É, não é fácil levar um tapa na cara, mas tem muita verdade nisso!
A gente pode carregar ou aliviar pros nossos pequenos. E as vezes, a culpa é nossa por passar mais tempo com eles e as vezes sendo mais rígida do que o necessário, esquecendo da flexibilidade para lidar com os eventos do cotidiano.


Mas a culpa é da mãe também, quando eles se tornam adultos, trabalhadores, felizes, responsáveis, mães, pais, amigos, pessoas bem resolvidas! A culpa é da mãe! rs...


Nem de longe tirar a autoridade e a importância do papel do pai na vida das crianças!
Apenas brincando com uma frase que costumamos ouvir nos consultórios, rua, internet e até em festinha infantil quando crianças começam a "pegar fogo" e alguém solta: "Cadê a mãe desta criança"!
O papel, a presença e o amor de pai é fundamental no desenvolvimento emocional das crianças.


"A melhor forma de evitar o estresse é descobrir que fatores estão prejudicando a criança, que muitas vezes não se trata de um único fator, mas vários. Os pais devem procurar participar do dia-a-dia da criança e se sensibilizar melhor da presença do estresse, procurando as causas e eliminando-as sempre que possível. Muitas vezes, a ajuda de um psicólogo é necessária para ajudar lidar com o problema." Disse o psiquiatra Luíz Carlos.

Sabemos que o contato físico, o tempo e a qualidade do tempo que dedicamos para os nossos filhos é muito importante para a formação da personalidade e dos valores, que o que eles vêem em nosso comportamento é automaticamente gravado. Um bom termómetro é cuidar de como está o nosso nível de ansiedade e estress, lembrando que eles vão copiar nossas ações. 

"Desenvolver atitudes positivas, aumentar a dose de paciência, demonstrar alegria em estar com o filho, juntamente com atitudes de enfrentamento dos desafios do dia-a-dia, são maneiras de ajudar a criança a resolver os seus problemas e fazer crescer a sua auto-estima.
É importante diminuir as exigências, brincar com a criança, levá-la a passeios, cinema, caminhadas, conversar muito com ela, sem críticas e recriminações. Deixar a criança falar, pois ela deve sentir que tem o apoio dos pais, e que eles estão interessados nos seus problemas. O diálogo, ainda é o método recomendado, em qualquer situação, como uma forma de carinho e atenção no combate ao estresse infantil."
Disse Sônia das Graças, especialista em educação infantil.

Delícia aprender tudo isso!
É colocar as prioridades em nossa "agenda", lembrando que tudo na nossa vida é uma fase, que existe tempo para todas as coisas. E que possamos colocar em 1º lugar o que realmente mais importa.

Bjo
Dri






1 comentário:

Fala que te escuto! E respondo aqui. ;)