quarta-feira, 16 de maio de 2012

Criança - a alma do negócio

Já falamos algumas vezes sobre publicidade para crianças, consumo infantil e "pequenos adultos".
Cruzando com as informações de que o estímulo ao consumo é a 1ª causa do desenvolvimento de Pensamentos Acelerados e Crises de Ansiedade é de se preocupar com a falta de respeito de algumas empresas que focam na criança, como a alma do negócio.

Aqui em casa a gente não assiste muito a TV e é super regulado o que e quando assistir. Não temos TV aberta e procuro estimular velhas maneiras de brincar, o coletivo (o que é fácil com 3 irmãos...rs) e a criatividade.
Isso ajuda muito a filtrar alguns estímulos, mas o coletivo externo influencia bastante!
A criança que não tem celular é "estranha"!
Não ter uma coleção de 300 barbies e vários hotwhells é ser menos.
Não usar maquiagem na escola, aos 9, é estar fora do grupo! E pasmem....um ser de 3 anos quer comprar sapatos com salto! (oi?!) Pra que existe sapatos com saltinhos pra uma criança de 3 anos!?
É muito estímulo desnecessário minha gente!
Pra que querer adiantar uma fase que vai chegar? Pra que abrir mão de algo que é mágico e nunca mais voltará, como a infância?

Não basta dar, tem que dar muito. E isto virou moeda de troca pra alguns pais que passam bastante tempo fora de casa. Como se fosse substituir o que os pais não tem dado!
Engano! Coisas podem distrair por um tempo....curto tempo! Por isso que precisam dar coisas novas, a distração é rápida.

Parece lindo um quarto cheio de brinquedos caros, que muitas vezes deixaram pais apertados, pra criança brincar 5 vezes. (e logo fica td nos cantos!)
Hoje, para muitos, o ter é importante e tem substituído o ser. Mas é uma troca fatal!

Convido a todas mães, tias, avós e mulheres a filtrarem o estímulo de compra para as crianças que estão a sua volta.
Divida com eles sua vida.
Conte suas melhores histórias e seus momentos difíceis.
Deixem eles saberem que você foi criança e que ainda existe um lado infantil em você que adora rolar no tapete com eles, fazer da cozinha uma brincadeira, que ainda dança na frente do espelho e ama, profundamente, a criança que está ao seu lado.
Mostre isso, gaste tempo com isso.

Divido com vocês um vídeo bastante conhecido.
Se você não viu, por favor de um play aí.



Bjo
Obrigada pela leitura.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Fala que te escuto! E respondo aqui. ;)